terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Desde os primórdios...

Ainda sou do tamanhinho de um grão de feijão, e tenho mesmo aspecto disso... Minha mamãe e meu papai, já conversam sobre meu nome, se eu for menino serei Gabriel, se eu for menina serei Gabriela.
Sabe o porque desse nome?
Mamãe com os hormonios a flor da pele, nervosa e ansiosa por demais, dormia muito pouquinho... eu acho que ela tinha muito medo de tudo isso, assim de estar grávida, então numa bela noite, ela sonhou com um anjinho, um menininho que a tranquilizou... o nome dele era Gabriel.

Dois dias depois ela foi ver a origem do nome na internet.
E assim encontrou:

Gabriel, derivado do hebreu "Gabar'el" (Força de Deus), que significa: "Homem vigoroso de Deus". É considerado por algumas religiões como um arcanjo ("principal dos anjos"). O Anjo Gabriel é comemorado em 29 de Setembro pelas denominações cristãs, como o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das Boas Novas. É citado várias vezes na Bíblia.

Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em grego, do Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)

Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".

Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "angélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.

Segundo a religião islâmica, foi ao anjo Gabriel que foi atribuída a revelação do Corão ao profeta Mohammad (ou Maomé).

fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: